Que fazemos Contato Informativo Nossa equipe Quem somos Exposição Circo Vitória Adonai Eventos El Shaddai Apadrinhamento Jireh Evangecube
Exposição
OFICINA DE PINTURA DA CASA SHALOM - JOCUM/AP.
PORQUE FAZER UMA OFICINA DE PINTURA?
Para motivar os meninos em situação de risco nas ruas de Macapá, a liberarem sua expressão subjetiva, e revelarem sua sensibilidade para com a arte, através do qual eles pudessem expressar seus sentimentos suas histórias de vida e seus sonhos; por meio de linguagem compreensível a todas as idades, criando imagens associadas aos seus sentimentos construídos ao longo de suas histórias sociais.

QUANDO OCORREU A OFICINA?
No período de outubro a dezembro de 2001, através de reuniões com um grupo de meninos que vem sendo atendidos na Casa Shalom em Macapá. O referido grupo foi selecionado pelo seu grau de dificuldade de relacionamento familiar e dificuldades de expressão de sua subjetividade. Nesse período foi-lhes proporcionado o diálogo, momentos de oração e ministração da palavra de Deus, reflexão sobre a individualidade de cada um, produção artística e informação sobre temas importantes para a saúde e a vida sócio-espiritual.

METODOLOGIA DE TRABALHO
A oficina passou por etapas diferenciadas de atividades: Primeiramente foi permitido que os meninos tivessem acesso à arte e ao desenho, para que eles pudessem criar seus próprios desenhos, conforme sentiam desejo de expressar sonhos e motivações, de modo criativo. Os meninos receberam orientações no sentido de uso dos materiais, como mistura de tinta e opinião quando necessário. Após o término de cada pintura os meninos tinham um momento de diálogo com instrutores amigos para falar sobre o tema de seu quadro e sobre a relação da pintura com sua realidade de vida, suas emoções envolvidas na pintura, permitindo uma foto e um texto explicando sobre sua obra.
No período:
  • Entrevista sobre o interesse da criança.
  • Momentos de oração e reflexão sobre a palavra de Deus.
  • Aulas de desenho a mão livre, e história da arte com auxílio de estagiários da Universidade Federal do Amapá e obreiros da JOCUM-Macapá.
  • Visita à artistas do Amapá em escola de arte e pintura (Cândido Portinari).
  • Produção de pinturas em camisetas.
  • Produção de pintura com montagens.
  • Produção de uma tela a óleo.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Os meninos nos surpreenderam com a demonstração de suas habilidades, e curiosidades, demonstraram muito interesse e vontade de expressar suas experiências através dessa linguagem, foi-nos possível sentir com mais facilidade a relação de afeto que eles tem com as paisagens da região amazônica, como a relação com o rio com árvores frutíferas com animais e a família. As imagens dos quadros, geralmente estão associadas a algum momento de suas vidas no passado, situação onde eles se imaginavam estar muito bem, algo que se perdeu no tempo, mas que lhes permitia refletir como sendo um tempo bom de suas vidas. A oficina permitiu-nos a ouví-los atenciosamente, sobre suas histórias de vida, e ao mesmo tempo ministrarmos a palavra de Deus, firmando a importância da fé na solução de seus problemas individuais, ensinando-os a perseverarem sempre na busca do sonho por uma vida melhor, em oração e intercessão por eles. Outro fato muito importante também, foi observarmos o temperamento agitado desses meninos, e como eles se acalmavam cada vez que começavam a criar seu próprio quadro, demonstrando uma sintonia com a arte, e auto-estima pela sua valorização pessoal, o trabalho foi ao mesmo tempo socializante e terapêutico , na medida em que se permitia a criação de sua própria identidade com o mundo.

PROJEÇÕES FUTURAS
Nosso desejo é que os meninos sejam a cada dia, motivados a se compreenderem e a melhorar o relacionamento com seus familiares. Que a arte possa entrar em suas vidas como um meio de aceitação e de auto-estima, e possivelmente de fonte de renda para se manter, conforme busquem o aperfeiçoamento de técnicas por meio de estudo em escola especializada, para a qual o diretor da escola Cândido Portinari nos ofereceu apoio para abertura de uma turma, para pelo menos 6 meninos (a ser planejada a possibilidade). Que eles possam ver o mundo de modo mais amplo, para além dos limites que lhes foram impostos socialmente, que possam sonhar, e ser perseverantes e determinados no alcance de seus sonhos, fator importante para a sobrevivência, nesse contexto de injustiça social existente em um país como o Brasil.









VIDA FELIZ
Claudio
FIM DE TARDE
Júlio
BRASIL
Carlos
A FAZENDA
Aluízio
CENTRO DE MACAPÁ
Tobias
MACAPÁ
Junior
RIO AMAZONAS
Luis
MINHA RUA
Flavio
FUTEBOL
Chico
ARTE NATUREZA
José
SÍTIO DAS ÁRVORES
Benedito






Sorry, your browser doesn't support Java(tm).

Rehabilitation Home
Rehabiliteringshjem
Casa de Reabilitação

Sponsor a child
Få et fadderbarn
Apadrinhe uma criança

Frente| Quem somos| Que fazemos | Nossa equipe | Informativo | Exposicao | Adonai | Circo Vitoria | Eventos | Apadrinhamento | Contato Evangecube